quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Fase tesoura.

Distanciar-se do objeto. Olhar de fora. Rever as cenas. Aplicar dinâmicas. Diminuir os tempos dilatados quando necessário. Dirigir o ator.

Nessa fase, meu estudo através dos vídeos gravados, de cenas da peça, tem sido um exercício um tanto inusitado para não dizer necessário. "Meter o bedelho na criação do outro". E eu sendo o outro. Um exercício de desapego, crítica REDOBRADA e muita atenção. Não domino a prática de dirigir mas em Benedita faço diariamente quase que por osmose. Criação frenética, autônoma, contemporânea (?) e trabalhosa. Confesso que estou gostando de praticar o "se resolva sozinho" com algumas pitadas de desespero para ajudar, rs.

Acho também que mais do que "diretor", nessa fase, exerço a missão de "encenador". Que cuida do ator, da cena, volta para o texto, dialoga com a luz, cobra o cenário, experimenta o figurino e de repente resolve mudar: muda de posição, tira os excessos, pensa no todo, com e sem as "partes". Ufa. É, ando distanciado, enjoado, crítico, achando tudo uma merda e um tanto diretor. Não na mesma ordem e na mesma gravidade. Saudades Marfuz, Henriques, Machado, Cunha, Castilho, Pamponett, Dourado, Alencar e afins. Ha, ha, ha, ha,ha.

sábado, 17 de setembro de 2011

Labuta boa! Voa... voa... voa...

Hoje o dia foi muito produtivo! Pela manhã, tivemos o primeiro ensaio de fotos-Benedita para divulgação do espetáculo na sala 5 da Escola de Teatro da UFBA. Obrigado aos queridos e atenciosos parceiros dessa empreitada que não se abateram pela chuva: Felipe Vieira, Diana Moreira, Ruhan Alvarez e Rodrigo Frota. Benedita agadece!!!!!





Pela tarde tivemos também o primeiro ENSAIO ABERTO DE "BENEDITA". Muito obrigado a todos amigos e espectadores que compareceram. De fato o processo estava pedindo essa troca. Muito bacana a conversa depois: perceber as impressões, as dúvidas, as sugestões, os excessos e o retorno de uma forma geral. Obrigado mais uma vez ao Centro Cultural Ensaio pela parceria, obrigado Fábio Tavares, Adriana, Felipe, Vitor, Ester. Estou muito feliz com o dia de hoje! Produtividade mil! E muito trabalho pela frente!!! Que venha o sol!









Lá ê vem o navio de guerra...
Lá ê vem o navio de guerra...
Navegando pelo mar...
Não deixa essa barco virar...
(BENEDITA)

sábado, 10 de setembro de 2011

Deixa ela te falar...

Carregar esse projeto nas costas, tal qual a mulher da trouxa, me revela um novo artista a cada instante. Sem me tocar acabei escolhendo o lado tortuoso da criação, da dificuldade da gestão e da solidão abrupta do ator. Fiz uma escolha sem prever as artimanhas, as ciladas e os tombos. Rezei todos os dias a prece do encontro com essa personagem. Benzi e receitei a mim mesmo contra os males da desistência. Amarrei no destino, um a um, a meta e a missão de se montar esse trabalho. E eis que saio da encruzilhada de caminhos com norte definido: A Arte do encontro. Encontro de pessoas, de amigos, de referências, de mitos, de ritos. Transmutar o corpo e a voz para emprestar o pouco que tenho para essa mulher tão distante e tão envelhecida de mim. Cavei nos buracos e nas entranhas que não tenho os motes essenciais de Benedita. Aprendo todos os dias com ela e continuo criando, inventando e me permitindo ser aquilo quem nem sou. E sou. Benedita sai de mim, parto a fóceps mas com muita, muita vontade de nascer. Se eu ator, tivesse o dom da cura rogaria que tudo fosse exatamente como foi. E é... E será... E tem que ser. Essa é a Benedita, uma mulher-mito, sábia, velha e só. Felicidade não cabe em mim. Deixa ela te falar.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Primeiro Ensaio Aberto de BENEDITA!!!!!!!!!!!!!!!!!

“Benedita”
(Convite para o ENSAIO ABERTO)

      Espetáculo solo-autoral de Bruno de Sousa que tem por base a pesquisa na construção-composição de um personagem. O espetáculo vem sendo desenvolvido há mais de um ano e conta com a orientação de Fábio Vidal e Danilo Pinho. A estreia de Benedita será em Novembro no Teatro Gamboa. Para tanto estamos na fase de validação dos elementos dramatúrgicos e de composição. A necessidade de novos OLHARES, OPINIÕES E CRÍTICAS se tornam urgentes nesse momento da criação. O ENSAIO ABERTO acontecerá no dia 17 de Setembro (sábado) as 16hs no Centro Cultural Ensaio, no Garcia, em frente à delicatessen Cris Bonni. O espaço ensaio é onde era a antiga academia Milenium.

     

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Cama de gato


Nessa semana o trabalho vem se concentrando nas Finalizações de cada história contada. Na última sexta feira, dia 26 de Agosto, contamos com a presença de Rodrigo Frota e Diana Moreira (equipe de arte) no nosso ensaio. Eles fizeram algumas pontuações muito significativas. Uma delas foi referente às transições entre uma contação e outra que pareciam frouxas, mal resolvidas. Dessa maneira tentei focar tecnicamente nesses momentos específicos. Hoje, quinta-feira 01 de Setembro, com a presença de Danilo Pinho, resolvemos esses momentos. A busca da fluidez foi mola motora nesse ensaio. Aos poucos me vejo com um emaranhado de fios nas mãos, de ações embaralhadas prontas para virarem cama de gato. Literalmente. Virou cena.