Equipe





Bruno de Sousa
Atuação, direção e dramaturgia


Bacharel em Artes Cênicas - Interpretação Teatral pela Universidade Federal da Bahia (2009). Benedita é seu primeiro projeto solo que pesquisa a construção de personagem através do Teatro Físico e a Contação de Histórias.  O intérprete assume também a Direção e Dramaturgia do espetáculo. Em 2005 integrou o XXI Curso Livre de Teatro da UFBA . Participou de diversas oficinas sobe o processo criativo do ator, dentre elas, "Teatro Físico" ministrada por Fábio Vidal, "Musicalidade do ator para a cena"'ministrada pela Professora Dr. Jacyan Castilho, "Mímica corporal dramática" ministrada por George Mascarenhas dentre outras. Entre suas participações como ator em montagens teatrais destacam-se: Liberdade, direçao de Pedro Henriques (2005); Ópera do malandro,de Chico Buarque, direçao de Daniel Marques (2008); Ubu Rei, de Alfred Jarry, direçao de Gláucio Machado (2009); Pinocchio,de Carlo Goldoni, direçao de Jacyan Castilho; Tente outra vez, direçao de Ângela Dantas (2007 a 2010 - projeto sócio educativo direcionado para estudantes de escolas públicas da Bahia); Torre de Babel, de Fernando Arrabal, direçao de Marcelle Pamponett (2010); A Paixão de Cristo, direçao de Paulo Dourado (2011 e 2012); La Ronde, direção de Harildo Déda (2012); e os infantis Camila e o espelho, direçao de Jorge Alencar (2010); Os saltimbancos, O Jardim das Abelhas, Pinoquio, Heureca, Insetos e Flores, direçao de Fernando Peltier (2002 a 2004) e Carapuça no Curupira, direçao de Patricia Gonçalves. Em cinema atuou em Braseiro, curta de Thiago Gomes com estréia previstas para segundo semestre de 2012.








Fábio Vidal
 Orientação
Ator/performer, autor, diretor, professor e produtor. Mestre pela UFBA, Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas. Formado em Interpretação Teatral – Bacharelado – pela UFBA. É Coordenador do Território Sirius Teatro – grupo pertencente a Cooperativa Baiana de teatro. Ministra aulas acerca do Trabalho Criativo, Teatro Físico, Contadores de História, Capacitação de Monitores em artes e Princípios Teatrais para Cena.
Atualmente desenvolve seu novo espetáculo solo: SEBASTIÃO (Prêmio Braskem de Teatro 2010 categoria Ator). Participou como orientador do Projeto Fragmentos de um só (2010).  Dirigiu o espetáculo TEMPORAL, com a grupo Novos Ares em 2009. Dirigiu e criou (em parceria com Marina Freire) o espetáculo CASA NUMERO NADA em março – abril de 2008. Coordenou artisticamente em agosto de 2008, o espetáculo SOLOS EM CENA, no teatro Gamboanova – Salvador–BA. Realiza como ator,autor e diretor, desde de 2007, o espetáculo Velôsidade Máxima, resultante do mestrado no PPGAC. Integrou o elenco do espetáculo MURMÚRIOS, sob direção de Nehle Franke; Participou do projeto SOLOS DO BRASIL sob a coordenação artística da performer/atriz e diretora Denise Stoklos, onde desenvolveu o espetáculo ERÊ - ETERNO RÊTORNO, desde 2003, do qual é ator/performer, autor e diretor. Realiza o espetáculo solo “SEU BOMFIM”, onde estréia como autor além de assinar conjuntamente a direção com Meran Vargens e desempenhar a função de ator, desde 2000. Em 2002 e 2001, fez parte do elenco do espetáculo “AS RIDÍCULAS”, adaptação do texto “As Preciosas Ridículas”de Moliere  direção de Fabio Espírito Santo. Ainda em 2001 assina a preparação Corporal e assistência de direção da peça “CEDO DEMAIS”, direção de Sergio Telles. Anteriormente esteve em cartaz com o espetáculo “ACROBATAS” de Israel Horowitz, sob a direção de Ewald Hackler, onde exerce a função de ator e produtor, pela Companhia de Teatro da UFBA. Participou da Ópera popular “REI BRASIL”, Direção de Paulo Dourado, na função de ator. Integra o grupo de Pesquisa de Improviso e Prática Teatral “OS BOBOS DA CORTE”, onde realizou dois espetáculos  : “RECITAL GREGÓRIO DE MATTOS” e “NOITE DO IMPROVISO” , todos com a direção  de Meran Vargens. Participou em 97,98 e 99 do elenco da peça “DIVINAS PALAVRAS” de Ramon Del Valle Ínclan sob a direção de Nehle Franke (Prêmio Shell 2000 de direção e Bahia Aplaude de direção e espetáculo 1999). Pela Companhia da Escola de Teatro da UFBA realizou a peça “CASA DE EROS”, texto de Cleise Mendes e José Possi Neto (que assina a direção do espetáculo ) em  95. Também em 95, direção de João Lima, apresentou como ator o espetáculo “O URSO” de Anton Tchekov. Em 95, 96 e 99 participou da montagem “OTELO”, pelo Núcleo Repertório do TCA, direção de Carmen Paternostro.





                     Danilo Pinho
                                Orientação



Ator, diretor e fonoaudiólogo. Em 1998 estudou no Colégio de Direção Teatral do Instituto Dragão do Mar (Fortaleza - CE), participando como ator, da montagemde: "OS IKS" sob direção de Celso Nunes.
Como ator, participou de duas montagens com Nehle Frank: "MATANÇA de PORCO" e "BATUCA o BODE", entre 94/96.
 
Em 2002 Integrou o Projeto Solos do Brasil, onde criou o espetáculo solo: "SUI GENERIS", sob orientação artística de Denise Stoklos.
É professor do curso de licenciatura em teatro do Instituto Federal do Ceará. Atualmente está cursando o mestrado no programa de pós graduação em artes cênicas da Universidade Federal da Bahia.
Pesquisa a Transição Dramática enquanto princípio do teatro e  como técnica performativa do ator. Áreas de interesse: mímica corporal - Voz cênica - Relação entre o corpo e a palavra - Teatro Nô - A técnica do ator contemporâneo.







Rodrigo Frota
Cenografia / Progamação Visual

Formado no curso de Artes Cênicas - Bacharelado em Interpretaçao Teatral pela UFBA. Cursou durante seis semestres Arquitetura e Urbanismo na UNIFOR (Universidade de Fortaleza). Em Salvador fez os workshops; de J.C. Serroni em 2007 ( selecionado para assinar a cenografia do espetáculo do Núcleo do T.C.A. em 2008), Pamela Howard em 2008 e Hélio Eichebauer em 2009 e Vera Hamburguer em 2010 ( selecionado para assinar a cenografia no Núcleo do T.C.A. 2010). Assinou a cenografia de diversos espetáculos dentre eles: A casa de Bernarda Alba de Garcia Lorca com direçao de Fabiana Monsalu em 2007 ( agraciada com o prêmio Braskem de melhor espetáculo em 2007); Policarpo Quaresma de Marcos Barbosa com direçao de Luiz Marfuz (Núcleo TCA 2008); Salomé de Oscar Wilde com direçao de Amanda Maia em 2008; Atire a primeira pedra de Nelson Rodrigues com direçao de Luiz Marfuz em 2008; Álbum de família de Nelson Rodrigues com direçao de Paulo Henrique Alcântara em 2008; A canoa solo do ator Cláudio Machado com direçao de Jacyan Castilho 2009; Pinocchio de Carlos Goldoni com direçao de Jacyan Castilho 2009; História de uma lágrima Furtiva com direçao de Cristiane Barreto 2010; Camila e o espelho com direçao de Jorge Alencar 2010; A cela com direçao de Cláudio Machado 2010; Torre de Babel com direçao de Marcele Pamponet 2010; A última sessão de Teatro texto e direçao de Luiz Marfuz 2009; Pólvora e poesia com direçao de Fernando Guerreiro 2010 ( indicado na categoria especial do premio Braskem de teatro do mesmo ano) Namíbia, não! direçao de Lázaro Ramos 2011. Foi acariciado pelo Prêmio Braskem de Teatro 2009, na categoria revelaçao pelos cenários de Salomé, Atire a primeira pedra, Policarpo Quaresma e Album de Familia.






 Pedro Dultra
    Desenho de Luz

Bacharel em Direçao Teatral pela Universidade Federal da Bahia. Mestrando no PPGAC. Indicado ao prêmio Braskem de Teatro  pelo desenho de luz dos espetáculos Cantata para piano e pedras, Opus 68  com direçao de Paulo Cunha em 2009 e pelo espetáculo A cela com direçao de Cáudio Machado e atuaçao de Jacyan Castilho em 2010. Assinou a concepçao de luz em diversos espetáculos dentre eles: Vestido de Noiva com direçao de Paulo Cunha 2010; Pinocchio com direçao de Jacyan Castilho 2009; Salomé e O avesso de Eva com direçao de Amanda Maia 2008/2009; Milagres na Bahia com direçao de Rita Assemany 2008; Como Almodóvar com direçao de Gláucio Machado 2008; Espere Nascer o Sol com direçao de Sandra Villa 2007; O submarino com direçao de Antônio Marques 2008; Cacilda com direçao de Cristiane Barreto 2005; Papagaio com direçao de Filipe Assis 2010. Fez assistência de iluminaçao em Mestre Haroldo e os meninos com direçao de Edwald Hacler 2006. Em espetáculos de dança fez Encruzilhada com direçao de Osvaldo Rosa 2007, Eu (Fiac - Festival Internacional de Artes Cênicas) com direçao de Ivani Santana 2008 dentre outros.



Diana Moreira
Figurino


Graduada em design de moda UNIFACS. graduação em artes plásticas UFBA (em curso).
Em espetáculos teatrais e dança realizou: Namíbia, não! com Dir. de Lázaro Ramos 2011; As Aventuras do Maluco Beleza com Dir. Edvard Passos 2010; Combatede negros e cães com Dir.Philip boulay 2009; Taba taba  com Dir.philip bourlay 2009;  S/titulo com Dir:Nehle Frank 2008; Raul a metamorfose ambulante com Dir. Deolindo Checcucci (Função:ass figurino/Figurinista:Miguel Carvalho) 2005; Maria Quitéria com Dir:Deolindo Checcucci 2003. Já em cinema fez: A Última Estação com Dir. Márcio Curi 2010; Luneta do Tempo com Dir. Alceu Valença 2009; O Homem que não dormia com Dir.Edgard Navarro 2009; Trampolim do Forte com Dir.João Rodrigo Mattos 2008; Pau Brasil com Dir.Fernando Belens 2006; Esses moços com Dir:José Araripe (Função:ass. figurino/Fig:Gilson Rodrigues)2002; Eu me lembro com Dir:Edgard Navarro (Função:ass figurino/Fig:Moacyr gramado) 2002; Joelma com Dir. Edson Bastos 2011 (Curta); Braseiro com Dir. Tiago Gomes 2011 (Curta). 








      Leandro Villa
          Trilha sonora

Concluiu o curso de Artes Cênicas, tornando-se Bacharel em Interpretação Teatral pela Universidade Federal da Bahia no segundo semestre do ano de 2009, graduando-se sob a direção de Jacyan Castilho com a peça Pinocchio, espetáculo em que assinou o design gráfico e a trilha sonora, juntamente com Luciano Salvador Bahia. Em 2010 foi dirigido por Ana Antar em O Programa, espetáculo em que assinou também o design gráfico e a trilha sonora.






Ramona Azevedo
Maquiagem

Bacharel em Interpretação Teatral do curso de Artes Cênicas da UFBA, Ramona Azevedo é atriz, figurinista e maquiadora.  Formou-se com o espetáculo “Atire a Primeira Pedra”, dirigido por Luiz Marfuz, integrando o elenco do mesmo de novembro de 2008 a junho de 2009, no qual também fez parte do Núcleo de Caracterização responsável pela assistência de figurino e maquiagem. Tem realizado trabalhos com figurino e maquiagem ligados às mostras de cenas de alunos diretores na UFBA, a exemplo da cena “Diante da Lei” dirigida por Vida Oliveira sob orientação de Gláucio Machado, no segundo semestre de 2009, e a peça de pré-formatura “O Amor de Dom Perlimplim e Belisa Em Seu Jardim” de Vanessa Damásio orientada por Eliene Benício, em Janeiro de 2011. Em 2008 assinou a maquiagem do espetáculo de pré-formatura “O Pequeno Menino Ostra: Uma Ópera Muda”, dirigido por Rita Rocha sob a orientação de Ney Wendel. Trabalhou como assistente de figurino e maquiagem para Roberto Laplagne em espetáculos como “Os Cafajeste”, direção de Fernando Guerreiro, e “Anjo Negro”, dirigido por Ramón Reverendo, ambos em 2009, e em outros espetáculos nos anos de 2010 e 2011, a exemplo de “o Pleito” e “A Ópera do Malandro”, ambos dirigidos por Ramón Reverendo. Em 2010 assinou o figurino e a maquiagem dos quatro espetáculos que compunham o Mini-festival de Dramaturgia “Quatro Cravos Para Exu”; foi colaboradora, assinando junto com Thom Galiano o figurino da peça “Quatro Meninas” – espetáculo de formatura de Rita Rocha orientado por Érico José, e do espetáculo de formatura “Torre de Babel” de Marcelle Pamponet, orientado por Glácio Machado. Ainda em 2010 realizou oficina e criação de figurino, dentro do programa Curso de Formação em Teatro, para o espetáculo “Sonho de Uma noite de Verão” do grupo de teatro do Centro Cultural Banco do Nordeste – Cariri. Em 2011, fez parte da primeira turma da Habilitação em Maquiagem do Curso Técnico em Artes Dramáticas oferecido pelo IFBA em convênio com a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), no qual foi aluna de Marie Thauront. Seus mais recentes trabalhos foram realizados no final de 2011 quando assinou o figurino de “Berlindo”, primeiro espetáculo de rua do Grupo de Teatro Finos Trapos e a maquiagem de “Benedita”, monólogo de Bruno de Souza, pela qual ganhou o Prêmio de Melhor Maquiagem na 6ª edição FIT (Festival Nacional Ipitanga de Teatro).