Varal Criativo : Processo de Criação.

Linhas de criação

Este processo criativo  se encontra atrelado em duas matrizes de trabalho, o Teatro Físico e a Contação de Historia.  Nestas duas searas cênicas  tanto o discurso corporal como verbal produzido pela  personagem Benedita, tem um valor semântico estabelecido. Todas as movimentações e  os modos de fala, assim como os argumentos  estabelecem uma trama de referencias que levam o  espectador a criar o interesse pelas ações, assuntos  e detalhes presentes no espetáculo.
Aqui o agente da cena mobiliza-se, cria e leva à cena seus discurso e proposições cênicas que são articulados a partir de uma poética corporal, também denominado de Teatro Físico.

Na passagem para expressão artística performance, uma modificação importante vai acontecer, o trabalho passa a ser muito mais individual. É expressão de um artista que verticaliza todo seu processo, dando sua leitura de mundo, e a partir daí criando seu texto (no sentido signíco), seu roteiro, sua forma de atuação. O performer vai se assemelhar ao artista plástico, que cria sozinho sua obra de arte; ao romancista que escreve seu romance; ao musico que compõe sua musica. (COHEN, 2002, p. 100)

ENSAIOS PRÁTICOS
(Local: Centro Cultural Ensaio / Abril a Outubro de 2011)
























"Benedita surgiu de uma necessidade artística minha urgente: precisava trabalhar, precisava criar e , sobretudo, precisava dizer coisas no palco... 
Carregar esse projeto nas costas, tal qual Benedita e sua trouxa, me revela um novo artista a cada instante..."


"Sua solidão  também me visitou muitas vezes... "


"Benedita é a arte do encontro: encontro de pessoas, de amigos, de referências, de ritos, de mitos"
(Bruno de Sousa)





Metodologia para desenvolvimento do texto

A dramaturgia do espetáculo Benedita ganhou forma através da decodificação dos experimentos e exercícios práticos desenvolvidos durante o processo de ensaio e pesquisa. O texto foi construído a partir de um roteiro inicial sobre a vida da personagem: seu comportamento social, aparência física, sua profissão de lavadeira, suas memórias, sua identidade. A inspiração veio também através de documentários sobre o tema e personagens vivas da nossa cultura popular: velhas, vizinhas, rezadeiras, parteiras, feiticeiras, parteiras, carpideiras... Enfim... Uma miscelânea de influências. Benedita conta a biografia fabular e ficcional de uma velha lavadeira que resiste ao tempo. Tal biografia é delineada através da contação de casos de sua vida centenária. Histórias marcadas pelo misticismo, cultura popular e estórias diversas de pessoas que passaram por sua vida. Foi feito uma espécie de dossiê, de levantamento de dados sobre a tal personagem juntamente com as experimentações físicas. Tudo  criado no processo de jogos, improvisações e construção de partituras, foi  devolvido à cena: transformado em composições poéticas e dramatúrgicas. Esse método pretende investigar o percurso criador na interseção entre materialidade (corpo, espaço, imagens, objetos, musicas), interferências dos orientadores, atuante e equipe técnica.


ENSAIOS PRÁTICOS
(Local: Casa Preta, 2 de Julho / Março de 2011)







Ensaio Aberto
(Local: Centro Cultural Ensaio - 17/09/2011)