domingo, 6 de novembro de 2011

Crítica do espetáculo BENEDITA

De Mateus Schimith (ator e mestrando em Artes Cênicas - UFBA) em seu blog:

www.saguaodoteatro.blogspot.com

Já nas primeiras imagens da peça somos convidados a uma atmosfera sutil e descontraída de uma velha lavadeira que cantarola e chama por seu porco aos gritos. É Benedita que se anuncia e ocupa aquele espaço com sua trouxa de roupas sujas. De roupa a roupa a personagem fofoca as histórias de seus vizinhos a quem, além de lavar as roupas, presta serviços espirituais, como curandeira.


A peça é marcada pelo bom trabalho de um ator que visualmente puxou todas as responsabilidades para si. Desenvolveu a dramaturgia, criou um tipo e ousou bancar-se como diretor de si mesmo (orientado por dois outros artistas). Se isso é possível, não sei, só sei que  não se sente falta de nada por conta de uma interpretação precisa e sincera.


A ponto de pensarmos na possibilidade de se excluir todos os outros elementos, garantindo que o trabalho do ator dê conta de nos levar a mesma história. Mas não foi esse o caminho, pelo contrário, chega a ser assessorado por um excesso de figurino, maquiagem e cenário, que ora transborda a cena, ora embarca na atmosfera, potencializando-a.


Já a iluminação e a trilha sonora, ambas comedidas, dão um tom limpo e preciso para desenvolver a dramaturgia, assim como o aspecto vocal do ator que em dois momentos entrega-se à musicalidade da voz rouca de sua personagem nos levando a um lugar de satisfação.


Acredito que a peça ainda tenha muita carga para continuar se desenvolvendo, podendo se utilizar mais dos silêncios, um risco que não compromete a grandeza já apresentada na estréia.


Ou seja, Vale a pena ver e rever!


Texto, Direção e Atuação: Bruno de Sousa
Orientação e Colaboração dramatúrgica: Fábio Vidal
Orientação: Danilo Pinho
Produção: Fábio Tavares
Assistente de Produção: Adriana Lisboa
Cenografia / Programação Visual: Rodrigo Frota
Trilha Sonora: Leandro Villa
Figurino: Diana Moreira
Desenho de Luz: Pedro Dultra
Vídeos de divulgação: Malagueta Filmes
Comunicação: Centro Cultural Ensaio


Espetáculo Benedita
Dias 04 a 26/11(sexta e sábado) 
Horário: 20 horas
Onde: Teatro Gamboa Nova 
Valor: R$10 e R$5 (meia)
Informações: (71) 3329-2418

Um comentário:

  1. Parabéns, eu tenho certeza que vale a pena ver ! Bruno de Sousa o melhor ator q ja conheci.

    ResponderExcluir